05 março 2012

Tipos de salto

Hoje pretendo esclarecer as dúvidas de você a respeito de saltos, sim, os nomes de cada modelo de salto, hega de confundir anabela com plataforma, salto vírgula com salto agulha... Enfim, vai ser, como sempre, bastante resumido, mas quem ler tudinho vai compreender, tenho certeza...
Vamos começar...

Começaremos pelo salto agulha, o mais comum de todos, o mais óbvio também, o salto é extremamente fino, é considerado um dos mais lindos, principalmente pelos homens. Surgiu mais ou menos em 1950, conquistando as mulheres "mal comportadas". Tem modelos para todos os gostos e é um tchhan para qualquer look. Simplesmente amoo!!

Muitas confundem com o salto agulha, eita confusão, mas é super simples, o salto cone tem o formato de um cone avá, de uma casquinha de sorvete sabem? Vai afinando até o solo um charme, e tem em todas as alturas, lindo demais! A melissa adora esse tipo de salto...  Pode ter também algum dos lados quadrado, e ser um pouquinho mais triangular, as sapatilhas da moleca mais modelo "vovó" também usam muito esse saltinho. Mas tem modelo que arrasa, principalmente em ankle boots, confesso.

Descobri que não são muitas que conhecem esse modelo de salto, é tão fofinho, o salto nesses modelos normalmente é bem baixinho, não ultrapassa os 9cm, eu encontrei um aqui em casa e deu vontade de tirar  uma foto, o salto deles é acinturado, como assim? Vejam nesse modelo do canto, dá pra perceber exatamente onde o salto afina e depois fica largo de novo, é uma coisinha simples mas é fofo... Alguns chamam de salto carretel, por quê será? Outros preferem salto Sabrina, pois foram muito utilizados por Audrey Hepburn no filme Sabrina na época de 1960...

Outro tipo de salto muito simples é o salto vírgula, pelas fotos acima é possível identificar, o modelo original é com a "voltinha" para fora, os modelos com a volta para dentro, como o scarpin lá em cima é conhecido como vírgula invertida, mas acho isso bobagem, ambos são vírgula e é isso que importa, esse modelo pode ter o salto mais fino, lembrando o agulha, ou mais grosso, lembrando o robusto, e pode ser elegante, fashion, despojado, para festas, enfim, a variedade de modelos com esse salto é enorme, a estabilidade é um pouco menor, mas nada que não se resolva com a prática.
Agora, o salto é mais grosso, nem sempre é elegante, mas é super moderno, adoro demais, dá mais firmeza, equilíbrio, sem falar que é lindo, pode ser quadrado, redondo ou mais triangular, juro que vi um triangulo certinho, mas costuma manter a mesma "grossura" do início ao fim...

Finalmente cheguei onde mais desejava, no salto anabela, sério, muita confusão entre anabela e plataforma, são coisas muito distintas, a anabela possui o salto "inteiro" ela dá bastante equilíbrio para nós, mas admito que a o fato de possuir a parte dos dedos bem baixinha diminui o conforto e também a altura dos saltos, e isso me incomooda bastante. Como já disse, possui a ponta dos pés bem baixa e vai alongando no calcanhar, podem perceber que em alguns o salto vai afinando até o chão e eu acho isso super legal e também mantém uma elegância diferente.


Diferentemente da anabela, a plataforma possui uma altura também na ponta dos pés, o salto é nele todo, e por isso são poucos os modelos que possuem o salto mais afinado na parte de baixo, podem ser coloridos, estampados, no mesmo tecido que a sandália ou com trancinhas e detalhes de palha, um charme, mas eu não acho elegante, sério, nem moderno, sei lá combina com muitos looks, mas tem que ser aquuueeela plataforma pra dar aquele up no look, senão parece aquelas sandalinhas sem graça e antigas, mas esse modelo é super indicado para o dia-a-dia, pois possui um conforto incrível e a possibilidade de você cair com ele é quase nula.
O que vocês acham desse? Bom, eu usaria com muito receio, mas não por ser feio, tem modelos super lindos, mas porque eu sou desastrada e cairia feio! Sei que isso não é um modelo de salto, porque não tem o salto, mas tem a MEIA-PATA  e eu também quero explicar para vocês o que é isso. A meia-pata é aquela plataforma na parte da frente das sandálias, diminui um pouco o tamanho do salto e dá muito mais conforto para nós, e é por isso que eu detesto as anabelas, pela falta de uma plataforma, além de deixarem a sandália mais elegante, mais alta, e mais linda, estava fazendo algumas pesquisas em outros blogs e percebi nos comentários que muitas deixam de comprar saltos com meia-pata por causa do preço que costuma ser mais alta, mas eu ainda prefiro ter 2 saltos com meia pata do que ter 5 sem, rsrs.

Nada a declarar, apenas admirem, principalmente aquele com corte oxford, que parece chiclete no salto, lindo não? E esse de batom? Se eu usaria? Sim, sim... mas para onde??

Enfim, espero que vocês tenham gostado, me deu um trabalhinho, mas tá tudo bem certinho para vocês, espero ter ajudado com as dúvidas, comentem tá?  Beijoos

22 comentários:

  1. Ultimamente ando usando muitos Saltos Robustos, são os meus preferidos. Esses saltos diferentes são muito ousados para meu eu, rs. Mas não deixam de ser lindos.
    Abraços :*

    http://www.garotasfantasiam.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho usado muito os robustos Glazia, eu ainda tô xonada no do chiclete, quero um pra miim!! Beijooos

      Excluir
  2. Eu AMO salto! se pudesse dormia de salto!
    Problema é que sou muito alta e acabo não usando muito q acho meio desproporcional pra mim :/

    Beijos

    http://mulheresgostamdisso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Andy, mas eu já sou baixinha e adoraria ser mais alta... Saltos são demais!

      Beijoos

      Excluir
  3. Oi Flor!!
    Já estou seguindo por aqui!!
    Adorei o post!! E concordo com você... Eu não usaria os sapatos sem salto... Ahahahah... são bem engraçados, mas não devem de ser nada confortáveis.

    Beijinhos

    seferys.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Marta, venha sempre conferir as novidades, beijoos

      Excluir
  4. Que legal o post, bem original! Eu não conhecia alguns dos nomes... ;p

    Beijos lindaa!!!

    http://www.sallymazay.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obbrigada Sally, eu coloquei tudo bem certinho para vocês, beijoos

      Excluir
  5. poxa, não sabia a maioria dos nomes hahahahha, sou péssima pra isso. adorei o post anjo. Beijos duda.

    http://coisas-de-diva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, espero que tenha achado interessante o post, beijoos

      Excluir
  6. Dicas luxuosas *-* Adorei!

    Adoro saltos no estilo cone mais baixinho para usar no dia a dia, dão firmeza e são um charme! pra balada uso mais o agulha :)


    Beijokas e obg pelo carinho com meu blog ;*
    http://mundinholuxo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Carol o salto cone dá um firmeza muito legal, beijoos

      Excluir
  7. seguindo flor, retribui?
    http://conxistasonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. a maioria das minhas sandalias sao salto cone.
    acho beem melhor de andar.
    muito explicativo seu post menina.
    obrigado pela visitinha. ganhou mais seguidora/leitora aki tambem.
    bjoes
    ps: testa o creme de hidrataçao sim pq é muito bom.
    bom restinho de semana pra tii.
    http://quecorusar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, e pode deixar eu vou testar o creme de hidratação sim viu linda, adoro sugestões. Beijoos

      Excluir
  9. Particularmente prefiro rasteirinhas ou sapatilhas! rs
    Mas caso a ocasião exigir, fico com o anabela! ;)

    beijinhos e boa semana!
    Blog Variedades & Afinidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda prefiro os sapatos, as sapatilhas ainda não me conquistaram, rsrs, rasteirinhas são demais, mesmo... beijos

      Excluir
  10. prefiro os agulha e robusto, plataforma de vez em quando! mas salto é umas das melhores invenções da moda!!!

    maria-bunita.blogspot.com
    dá uma passadinha lá, vou adorar sua visita!

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, ficamos tão mais lindas com eles, não? beijoos

      Excluir
  11. Tb amei o do chiclete super criativoooooo
    meu preferido é o salto agulha mesmo e na minha opinião meia-pata faz toda diferença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz com toda certeza faz diferença. EU também amei, beijooos

      Excluir

- Comentem, critiquem, elogiem, afinal aqui tudo é feito com muito carinho para vocês, e quero mesmo a opinião de todos.